Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Livros lidos #1

por Alexandra, em 31.03.14

Recorrendo ao Goodreads, meu fiel companheiro, posso dizer que, a seguir ao A Morte de Ivan Illitch (Lev Tolstoi), Ham On Rye - Pão Com Fiambre (Charles Bukowski) e Quinto Livro de Crónicas (António Lobo Antunes), já li mais três livros este ano e um livro/poema: O Retorno (Dulce Maria Cardoso), O Duelo (Anton Tchékhov), O Colar (Sophia de Mello Breyner Andresen) e Tabacaria (Álvaro de Campos).

 

Resumindo: recomendo vivamente o livro de crónicas do António Lobo Antunes para primeira abordagem ao autor, foi o meu primeiro do senhor, gostei muito, não sei bem o que ler a seguir dele, aguardo pela recomendação do senhor meu namorado, que calha ser o gerente da livraria mais antiga do mundo, há que confiar, portanto, mas provavelmente já não será em 2014. Depois de ter oferecido O Retorno ao senhor referido anteriormente, não, não foi ao Lobo Antunes, ele lá me convenceu a lê-lo também. É muito, muito bom, principalmente para quem gostou de livros como o Ham On Rye e o À Espera no Centeio. Cinco estrelas para ambos.

 

Quanto ao O Duelo de Tchékhov, quase me fez acreditar que não haveria duelo nenhum, mas que despautério vem a ser isto?, mais de metade do livro e nada de duelo, eu que pensei que o livro inteiro seria o duelo, mas não. É engraçado, tem passagens muito boas, tem um final bonito e às vezes basta isso para um livro nos arrancar quatro estrelas da mão. Quatro estrelas foi também o que me arrancou das mãos a Sophia, com a sua peça de teatro, leve e bonita, a fazer lembrar o Verão, que li numa tarde de sol no Chiado, rodeada de estantes de livros.

 

E, por fim, lido ontem, a Tabacaria de Álvaro de Campos, o meu preferido dos heterónimos, que é tão bom que tenho de lê-lo mais uma vez, e outra, e outra. Cinco estrelas, que é como quem diz, seis.

publicado às 22:12


4 comentários

Imagem de perfil

De Fátima Bento a 09.04.2014 às 23:51

Agarraste-me pela citação sob o titulo. Sim, eu sou perdida por A. Lobo Antunes. Mas melhor que o Quinto de crónicas, é o quarto, na minha opinião. E sim, eu, que de experiência só tenho o que leio, também aconselho quem quer começar a ler ALA os livros de crónicas (coisinhas que ele despreza, que diz serem as amantes que o tentam e com que ás vezes se distrai, mas que só lhe confirmam o amor da sua vida). De resto, se calhar é boa ideia começar pelo primeiro, 'memória de elefante' e seguir para o 'Os cus de judas', embora eu tenha preferido de longe o 'Conhecimento do inferno que fui intercalando com
'D'este Viver Aqui Neste Papel Descripto (cartas da guerra)'. 'Os cus de judas' têm um cenário muito obscuro para o momento em que o resolvi ler, e deixei em suspenso. O 'Memória...' ainda não li. O 'Conhecimento do inferno 'agarrou-me de inicio.
Mas isso sou eu.
Agora vou a começar 'A Metamorfose' do Kafka (e a acabar, pelo tamanho do livro :) ) e ando há algum tempo às voltas com o 'As mulheres casadas não falam de amor', que à conta do volume, não tem avançado - não dá jeito para ler na cama. Aí gosto mesmo, mesmo, mesmo (coisa que sempre jurei que abominaria) do meu reader, um Kobo. Dá para ler só com uma mão de fora. E nele espera-me o 'Red 1-2-3, de John Katzenbach, um dos meus autores de thrillers favorito (e mais de uma dezena de outros títulos - que eu ando uma preguiçosa de primeira no que diz respeito a leituras).
Correção: Ofavorito - começar pelo ' O psicananlista', o melhor que li até agora - figura no meu top 3, emparelhado com o 'Dracula' do Stoker e 'O Historiador' da Kostova.
B'jinhos, fiquei seguidora :)
Imagem de perfil

De Alexandra a 13.04.2014 às 19:28

Obrigada pelas sugestões sobre António Lobo Antunes, são sempre bem-vindas!

A Metamorfose li o Verão passado e gostei bastante. Ando tentadíssima a comprar um Kobo, mas o preço dos ebooks ainda me deixa um pouco de pé atrás, apesar de saber que há outras formas mais baratas/grátis de os conseguir.

Obrigada :)
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 13.04.2014 às 20:56

Quanto ao Kobo poso dizer-te duas coisas. Uma: quando comprares um, se não te quiseres deixar tentar pelos últimos modelos (sendo o último, um tablet, e ainda não sei se já se compra cá) escolhe o backlight: o meu é o modelo mais básico, de 6 polegadas, a única diferença é que se quiseres ler no escuro, ele retro ilumina-se, e não incomoda sobremaneira quem estiver ao teu lado... eu tive de 'inventar' para adaptar a coisa (http://instagram.com/p/jd9tJKTNN7/ o clip - tal como o Kobo, foi um presente da minha filha que vive na capital da terra dos bifes...)...
Em relação ao preço dos livros, o ideal é dominares mais de que uma língua. Por exemplo, andei 'à cata' de informação sobre o livro que deu origem à serie 'Resurection', e procurei pelo nome do livro 'The returned' , do autor 'Jason Mott' e Kobo no google (tentei a loja do kobo mas não encontrei nada - o motor de busca da fnac é marado em todas as frentes, yuck) e apareceram-me várias edições em diversas línguas - pois, no site do kobo... e por acaso, o mais barato é inglês, €6,14.
Mas no caso do John Katzenbach, de que falei no comentário anterior, é colocar o nome e ver o que há, e os preços: tenho exemplares em castelhano, em francês e em inglês. Juro que foi a primeira vez que experimentei ler um livro em castelhano (nunca me tinha aventurado além das revistas), mas a diferença de preços justificou a experiência: se não conseguisse, paciência... mas a verdade é que foi facílimo! Presumo que seja uma tradução sul americana, digo eu, que costuma ser mais simples que o daqui ao lado...
Ou seja, a ideia não é estar aqui a exibir os meus dotes linguísticos (esta foi à politico, não quero exibir mas já exibi :P ),mas em português É realmente mais caro.
Já para ler PDF, é melhor comprares um tablet, o kobo não é uma boa aposta para PDF, de todo. DE TODO (e são esses que se 'conseguem sacar' com relativa facilidade).
Portanto se falas mais de que uma língua, estás à vontade... dou-te um exemplo chapa-na-chapa: 'The Book Thieve', 'A rapariga que roubava livros', em português está pelos €20,00 (edição em papel), e para o kobo, em inglês, fica levemente acima dos €5,00.
Se dominas mais de uma língua é uma excelente aposta ;) . Eu não trocava o meu por kindle nenhum... nem por nenhum tablet :)
B'jinhos
Imagem de perfil

De Fátima Bento a 13.04.2014 às 20:58

... e pronto, não fechei um , e ferrei-me. Desculpa o mau aspeto do comentário ...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D



Favoritos